quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Tocantins

Secretário do Meio Ambiente do Tocantins assina pacto interfederativo para zerar desmatamento ilegal no Cerrado

Publicado em

secretario-do-meio-ambiente-do-tocantins-assina-pacto-interfederativo-para-zerar-desmatamento-ilegal-no-cerrado

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos, Marcelo Lelis,  assinou nesta quarta-feira, 6, o Pacto Interfederativo para a Prevenção e o Controle do Desmatamento Ilegal e dos Incêndios Florestais no bioma Cerrado do Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A solenidade foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, que também contou com uma reunião de apresentação dos dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

REDUÇÃO DE 25,7% NA SUPRESSÃO DE ÁREAS DE CERRADO

O encontro foi presidido pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Durante a cerimônia de assinatura, o governo federal anunciou uma redução de 25,7% na supressão de áreas de vegetação nativa no bioma Cerrado, marcando a primeira queda do desmatamento em cinco anos.  De acordo com o Inpe, de agosto de 2023 a julho de 2024, a região de Matopiba também registrou queda de desmatamento: caiu 76,4% de agosto do ano passado a julho deste ano, Bahia 63,3%; Maranhão 15,1%; Piauí 10,01% e Tocantins 9,6% .

BOLETIM DO DESMATAMENTO DO TOCANTINS

No Tocantins, o 2º Boletim de Desmatamento registra em outubro deste ano a redução de 85% do desmatamento no bioma Cerrado, comparado ao mesmo período do ano passado e que nos últimos cinco meses a queda foi de 44,3% no bioma do território tocantinense. Do total de ocorrências, o sistema do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) identificou que, em média, 70% do desmatamento foi legal e outros 30% se trata de desmatamento ilegal.

AÇÕES INTEGRADAS VÃO SE INTENSIFICAR 

Marcelo Lelis exaltou a iniciativa. “O acordo entre os estados do Matopiba e governo federal firma o compromisso conjunto da adoção de medidas de combate ao desmatamento ilegal na região, para preservação do Cerrado. As ações integradas entre o governo estadual e federal vão se intensificar e com isso nós vamos ter mais força para combater o desmatamento ilegal no nosso Estado. Hoje sabemos que no Estado, temos 30% de desmatamento ilegal e os outros 70% da supressão da vegetação é legal”, avisa.

The post Secretário do Meio Ambiente do Tocantins assina pacto interfederativo para zerar desmatamento ilegal no Cerrado appeared first on Cleber Toledo – Portal CT.

Veja Também