quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Destaques

Patrulha Rural da Polícia Militar reduz índice de criminalidade no campo

Publicado em

Com o objetivo de proporcionar mais segurança na zona rural, a Polícia Militar do Tocantins implantou a Patrulha Rural, uma modalidade de policiamento que consiste em patrulhamentos constantes no campo no intuito de prevenir ocorrências de crimes e proporcionar maior sensação de segurança ao produtor rural. Atualmente a Patrulha Rural está presente nas áreas do 2º, 7° e 9° Batalhão, bem com na  3º e 5° Companhia Independente da Polícia Militar.

Dentre as principais ações desenvolvidas pela Patrulha Rural estão: Policiamento ostensivo rural comunitário; Cadastramento de propriedades rurais; Criação e monitoramento de canal de comunicação com os produtores rurais (rede de segurança via whatsApp); bloqueios vários rurais; levantamento e monitoramento de possíveis rotas de fuga; visitas preventivas; dentre outras.

Em pouco tempo de atuação, a modalidade de policiamento já mostrou resultados na redução da criminalidade na zona rural.OO processo de cadastramento de propriedades rurais está em andamento e até o momento são 250 fazendas monitoradas pelo 2º BPM, 10 pelo 7º BPM, 50 produtores rurais cadastrados na área do 9º BPM, 65 na 3º CIPM e 9 na 5º CIPM.

1º Curso de Policiamento Ostensivo Rural

Em janeiro deste ano, aconteceu a formatura do 1º Curso de Policiamento Ostensivo Rural do Estado do Tocantins. A solenidade foi realizada no 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e contou com a presença do Governador do Tocantins, Mauro Carlesse. O curso que teve início no dia 2 de dezembro de 2020, teve como finalidade habilitar policiais militares para atuarem no policiamento comunitário e repressivo em ambiente rural. Os alunos foram capacitados na doutrina de policiamento rural, onde há uma maior aproximação com moradores dessas áreas e um consequente fortalecimento dos vínculos, além de contribuir para a redução de ações delituosas.

No curso os policiais receberam orientações de práticas de prevenção ao crime, por meio da realização de abordagens, noções de sobrevivência no cerrado, policiamento rural georreferenciados (onde o produtor é cadastrado e passa a receber um atendimento preventivo), direção off-road, estágio supervisionado, dentre outras práticas. Ao todo, 29 policiais, de diversas Unidades da região norte, formaram no curso.

Prisões e Apreensões:

Em Pau D’arco, uma equipe da Patrulha Rural da Polícia Militar e Rádio Patrulha da 3º CIPM, localizou um caminhão gaiola com 20 animais furtados e prendeu o suspeito. Os militares reconheceram o registro dos animais e solicitaram a presença do possível proprietário no local. O mesmo de imediato reconheceu os semoventes como de sua propriedade e confirmou não ter feito nenhuma venda e que os animais teriam sido furtados na tarde do dia 18 de abril, um dia anterior à localização do carregamento. Os animais foram entregues ao proprietário após perícia no local, e o veículo junto com o condutor apresentados à autoridade policial da Central de Flagrantes.

No dia 31 de março, militares da Patrulha Rural de Guaraí, prenderam um indivíduo com mandado de prisão em aberto pelo crime de latrocínio expedido pelo Poder Judiciário da cidade de Balsas/MA. O suspeito de 23 anos foi abordado durante patrulhamento pelo setor Canaã, e ao efetuar busca pelos sistemas de consulta do Judiciário, apurou-se que contra o mesmo consta um mandado de prisão em aberto. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Polícia Judiciária da cidade de Guaraí onde ficará à disposição do Poder Judiciário para as providências cabíveis.

Em Araguaína, após uma denúncia onde um homem de 30 anos teria efetuado disparos em uma via pública. Policiais militares da Patrulha Rural do 2º BPM avistaram o suspeito e realizaram o acompanhamento tático com sinalização para que este parasse e fosse realizada uma busca. O individuo não obedeceu às ordens legais da equipe e continuou a fuga até chegar a uma região de matagal, onde abandonou a motocicleta, sacou a arma e atirou na equipe para impedir sua captura.

Em seguida, os policiais militares realizaram o revide da injusta agressão e para impedir que mais alguém se ferisse nesse confronto. Quando foi possível aproximar do autor, foi constatado que este estava ferido pelos disparos. Os militares chamaram socorro e a equipe do SAMU rapidamente chegou ao endereço e constatou o óbito. o homem portava dinheiro, um smartphone de cor dourada, um revolver calibre .38 e um envelope com uma substancia análoga a cocaína. O suspeito também possuía passagem anterior por trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

PM-TO
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também