quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Destaques

Núcleos de Identificação do Tocantins já realizaram mais de 10 mil atendimentos para nova Carteira de Identidade Nacional

Publicado em

As equipes que atuam nos Núcleos de Identificação distribuídos por todo o Tocantins estão trabalhando a todo vapor para garantir um atendimento cada vez mais ágil e qualificado às pessoas que buscam a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Desde o dia 12 de janeiro já foram 10.179 atendimentos em todo o Estado, sendo 2.416 em Palmas, 1.799 na regional de Araguaína, 1.365 na regional de Araguatins e 1.243 na regional de Paraíso.

A nova carteira  é o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. Ela possui elementos fáceis para verificação de autenticidade e  QR Code, que poderá ser lido por celular, possibilitando a qualquer cidadão verificar, inclusive, se a carteira foi furtada ou extraviada. A CIN também é digital e está incluída no aplicativo GOV.BR.

O número do CPF passa a ser o número do registro nacional do brasileiro, o que significa que o cidadão continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado da Federação. A CIN também estabelece fácil identificação de pessoas com necessidades especiais.

“As carteiras de identidade antigas terão um prazo de 10 anos para serem trocadas e estamos com todo o planejamento sendo executado para que essa  troca ocorra de forma ágil, de acordo com a capacidade operacional de cada núcleo. Os atendimentos estão sendo um sucesso e estamos muito contentes com os resultados”, destacou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon.

A primeira via do documento em papel e digital é gratuita e ao buscar pelo serviço o cidadão deve apresentar originais e cópias de certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF. Orienta-se que o interessado se informe, no núcleo de sua cidade, se há necessidade de levar foto 3×4, já que algumas unidades já dispõe do serviço.

Agendamento

A SSP/TO reforça que para ter acesso ao documento, em Palmas, é necessário fazer o agendamento através do site da secretaria (https://iito.ssp.to.gov.br/servicos). O agendamento é semanal e acontece toda sexta-feira, a partir das 14 horas. Neste horário são liberadas novas vagas para o agendamento e posterior atendimento, já para a semana seguinte. Em Gurupi (3312-6248) e Araguaína (63 3414-8957) o agendamento pode ser feito por telefone. Lá, os Núcleos de Identificação ficam na sede do Pronto.

Nas demais cidades do Estado, o interessado pode se dirigir pessoalmente aos Núcleos de Identificação.

Dúvidas frequentes

Neste link (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identificacao-do-cidadao/perguntas-frequentes-sobre-a-cin) fornecido pelo Governo Federal o cidadão pode tirar dúvidas referentes à emissão da nova carteira.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também