Brasil
Nova variante da Covid gera preocupação e novas medidas deve ser anunciada para evitar uma nova propagação do vírus
Há a expectativa de que, nesta sexta-feira, 26, a Organização Mundial da Saúde (OMS) batize com um codinome grego uma nova variante do coronavírus que foi registrada pela primeira vez na África do Sul e já é considerada aquela com o maior número de mutações.
Ainda é cedo para dizer o quão transmissível ou perigosa é a variante B.1.1.529. Isto porque ela ainda está restrita a uma província sul-africana.
Até agora, foram confirmados 77 casos na Província de Gauteng, na África do Sul; 4 casos em Botsuana; 1 em Hong Kong (uma pessoa que voltou de uma viagem à África do Sul) e 1 em Israel (uma pessoa que voltou do Malaui).
A variante traz uma preocupação em particular quando o assunto é a imunização.
Isto porque as vacinas foram desenvolvidas mirando a cepa original do coronavírus, registrada inicialmente em Wuhan, na China.
Por outro lado, é importante destacar que a África do Sul tem só 24% da população totalmente vacinada, então, pode ser que, ao chegar a países com taxas mais altas de imunização, a variante não tenha tanta força.
Em relação à parte do vírus que faz o primeiro contato com as células do nosso corpo, esta variante tem dez mutações, em comparação com as apenas duas da variante delta, que se espalhou pelo mundo.
Muitas mutações não significam automaticamente algo ruim. O importante é saber o que elas provocam.
É o caso da variante beta, que inicialmente assustou por sua aparente capacidade de driblar o sistema imunológico. Entretanto, foi a variante delta que se espalhou pelo planeta.
Algumas das mutações observadas na B.1.1.529 já foram detectadas em outras variantes, o que pode dar pistas de seus efeitos.
A mutação N501Y, por exemplo, parece tornar mais fácil a propagação de um coronavírus.
Existem outras que tornam mais difícil para os anticorpos reconhecerem o vírus e podem tornar as vacinas menos eficazes, mas existem algumas que são completamente novas.
-
Esportes3 dias atrás
Recordes de Transferências: Quem são os jogadores mais caros da história?
-
Econômia6 dias atrás
Veja como será o funcionamento dos bancos e da Bolsa nos feriados de 15 e 20 de novembro
-
Esportes6 dias atrás
Stephen Curry garante o pódio dos bilionários da NBA após renovação de contrato
-
Tocantins7 dias atrás
OAB-TO cobra do governo pagamento de gratificação de 50% aos analistas técnico-jurídicos
-
Tocantins7 dias atrás
Com R$ 26,8 milhões a receber, cooperativa de anestesistas só fará serviços de urgência e emergência se não houver repasse; Sesau garante cumprimento de acordo firmado
-
Esportes6 dias atrás
Brasil só empata com Venezuela pelas Eliminatórias da Copa; veja os gols
-
Esportes6 dias atrás
Zidane garantiu uma fortuna de 120 milhões de dólares mesmo fora dos gramados; entenda
-
Tocantins7 dias atrás
Núcleos da Defensoria se colocam contra lei do Estado sobre direito à opção pela cesárea por entender que texto fere portaria do MS