quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Brasil

Levantamento mostra aumento de 1.800% nos casos de chikungunya no Tocantins

Publicado em

O novo levantamento da incidência de doenças causadas pelo Aedes aegypti aponta que a chikungunya teve um aumento de mais de 1.800% em todo do estado. De janeiro a junho deste ano, 1.864 pessoas contraíram a doença. No mesmo período de 2021 tinham sido apenas 94 casos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A servidora pública Fábia Lázaro teve a doença há três meses e conta o que passou com os sintomas. “Muita febre, muita dor de cabeça. Eu tocava nos meus dedos e estava tudo dolorido. Tive que procurar o pronto-socorro, fiz exames, tomei soro e uma série de medicamentos”.

Conforme o monitoramento dos casos de chikungunya, moradores de 39 cidades do estado tiveram a doença. Somente em Palmas, são 4.259 casos notificados e 1.253 confirmados.

Dengue e zika

Também transmitida através do mosquito, a dengue teve confirmação em 15.175 pessoas em 119 cidades tocantinenses. As notificações passam de 37 mil, sendo que 9.352 estão em Palmas.

O aumento nos casos confirmados é de 687%, sendo que de janeiro a junho de 2021 houve 1.927 pacientes com a doença.

Até o momento, o estado continua com cinco óbitos confirmados por dengue, nas cidades de Carmolândia, Dois Irmãos, Dueré, Gurupi e Tocantinópolis. Também há três mortes em investigação, em Recursolândia, Silvanópolis e Tocantinópolis.

Reprodução: G1

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também