Araguaína
Lei sancionada em Araguaína garante licença remunerada às servidoras vítimas de violência doméstica
Em um importante passo em direção à promoção dos direitos das mulheres, a Câmara Municipal de Araguaína aprovou e o prefeito Wagner Rodrigues sancionou a Lei Complementar nº 168/2024 que institui a “Licença Proteção à Mulher”. Esta iniciativa, que abrange a administração pública municipal direta e indireta em Araguaína, concede licença remunerada às vítimas de violência doméstica e familiar, alinhando-se aos preceitos da Lei Maria da Penha.
A Lei estabelece que as servidoras públicas municipais efetivas e comissionadas, contratadas e estudantes estagiárias municipais que se tornarem vítimas de violência doméstica e familiar terão direito a um afastamento remunerado de 15 dias consecutivos. Esse período pode ser estendido, mediante requerimento da parte interessada, por até 6 seis meses, assegurando o sigilo total ao procedimento, desde o requerimento até a decisão de concessão.
Para ter acesso à licença, a interessada deve apresentar um requerimento acompanhado de cópia da decisão de concessão da medida protetiva de urgência pela autoridade competente, conforme previsto nos artigos 12, 18 e 19 da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
Os afastamentos são computados como de efetivo exercício, ou seja, o salário da servidora não terá qualquer tipo de desconto, consolidando assim um suporte efetivo às mulheres que se encontram em situações de vulnerabilidade.
Ascom
-
Esportes3 dias atrás
Recordes de Transferências: Quem são os jogadores mais caros da história?
-
Econômia6 dias atrás
Veja como será o funcionamento dos bancos e da Bolsa nos feriados de 15 e 20 de novembro
-
Esportes6 dias atrás
Stephen Curry garante o pódio dos bilionários da NBA após renovação de contrato
-
Araguaína3 dias atrás
Eleição do CCABA acontece dia 8 de dezembro chapa 1 apresenta propostas e querem dar continuidade ao trabalho da atual presidente
-
Esportes6 dias atrás
Zidane garantiu uma fortuna de 120 milhões de dólares mesmo fora dos gramados; entenda
-
Tocantins7 dias atrás
Com R$ 26,8 milhões a receber, cooperativa de anestesistas só fará serviços de urgência e emergência se não houver repasse; Sesau garante cumprimento de acordo firmado
-
Tocantins7 dias atrás
OAB-TO cobra do governo pagamento de gratificação de 50% aos analistas técnico-jurídicos
-
Esportes6 dias atrás
Brasil só empata com Venezuela pelas Eliminatórias da Copa; veja os gols