sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Destaques

Integrantes da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins participam de atividades do Curso Superior de Polícia na Itália

Publicado em

Os delegados de carreira da Polícia Civil do Tocantins, Bernardo José Rocha Pinto, assessor especial da Secretaria da Segurança, e Ricardo Real, titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Vulneráveis (DAV), acompanhados do coronel Carlos Magno da Costa, Diretor de Polícia Comunitária -órgão ligado à Superintendência de Segurança Integrada da SSP-TO-, estão em Roma, capital da Itália, onde participam de mais uma etapa do Curso Superior de Polícia, que está sendo realizado pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Durante os próximos três dias, os membros da Segurança Pública, juntamente com oficiais da Polícia Militar, realizam uma série de visitas técnicas no intuito de conhecer o funcionamento dos diferentes segmentos da Polícia Italiana, que é mundialmente conhecida como uma das mais eficientes no combate ao crime organizado e nas práticas investigativas. A atividade marca o encerramento do curso de aperfeiçoamento.

Visitas técnicas 

Nesta segunda-feira, a comitiva, que também é integrada pelos deputados Léo Barbosa e Jorge Frederico, participou de uma reunião na Escola de Aperfeiçoamento das Forças Policiais com a participação dos seguintes órgãos: Gabinete de Coordenação e Planeamento das Forças de Polícia; Direcção Central da Polícia Criminal; Direção Central de Serviços Antidrogas; Direção de Investigação Antimáfia e Direção Central de Assuntos Gerais e Políticas do Pessoal da Polícia Estadual.

À tarde, os delegados da PC-TO fizeram uma visita ao Comando Geral da Guardiadi Finanza.

Próximas etapas 

Nesta terça-feira, dia 28, no turno matutino, os participante dos Curso Superior de Polícia participam de reunião com os seguintes órgãos: Direção Central da Polícia de Prevenção; Direção Central de Imigração e Polícia de Fronteiras; Direção Central da Polícia de Trânsito, Ferroviária, Comunicações e Departamentos Especiais da Polícia Estadual e Direção Central Anti-Crime da Polícia Estatal.

Já na quarta-feira, dia 29, na parte da manhã, os delegados e policiais militares fazem uma visita ao Comando Geral do Exército dos Carabinieri.

 Curso Superior de Polícia

O Curso Superior de Polícia, ofertado pela Polícia Militar, é requisito obrigatório para que os oficiais da PM possam alcançar o posto de Coronel. Foram disponibilizadas seis vagas para a Secretaria da Segurança Pública, pelas quais os delegados da PC-TO fizeram o curso, sendo eles: Bernardo José da Rocha; o delegado Ricardo Real; o corregedor-geral da PC-TO, Wanderson Queiroz Chaves; o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa Mota Oliveira e o delegado-chefe da 1ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (1ª DEIC-Palmas), Evaldo de Oliveira Gomes, além da delegada Milena Santana de Araújo Lima, atualmente assessora do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Para o delegado Bernardo José, o curso é extremamente importante, pois fortalece os laços de integração entres as Polícia Civil e Militar, além do que, os conhecimentos obtidos junto às polícias italianas serão muito bem aplicados e disseminados nas instituições de segurança do Tocantins.

“Estamos aqui na Itália conhecendo a realidade da polícia italiana, por meio desse curso de extrema relevância, e assim poderemos aplicar os conhecimentos assimilados aqui para utilizar nas investigações da Polícia Civil do Tocantins, uma vez que a polícia italiana se dedica muito à investigação de crimes cometidos pela máfia, que estão diretamente ligados ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Nesse aspecto, em muito se assemelham com a forma de atuação das organizações criminosas e crime organizado no Brasil com os que acometem o nosso Estado. Portanto, é extremamente gratificante poder fazer parte dessa comitiva e aprimorar as técnicas policiais, por meio desse curso superior e que muito vai agregar à formação profissional de todos os policiais que aqui se encontram”, disse a autoridade policial.

Ascom

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também