Destaques
Estudantes com deficiência visual e autistas terão atendimento diferenciado no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
O edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 foi lançado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e trouxe novidades importantes relacionadas à inclusão. A prova é gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.
Por meio do Encceja, os candidatos pleiteiam a certificação do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No Tocantins, o certificado é emitido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio das Diretorias Regionais de Educação (DREs).
No atendimento especializado para candidatos com deficiências, foi incluída a opção de Cartão-Resposta ampliado, além da prova, para os inscritos com deficiência visual. Outra novidade é a correção diferenciada da redação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os perfis que podem solicitar os atendimentos especializados estão pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, TEA, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, além de pessoas com outra condição específica.
O Edital 2023 ainda prevê que os laudos para candidatos com deficiência que já tenham sido aprovados em 2022 não precisarão ser enviados novamente para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023.
Participantes travestis, transexuais ou transgêneros também serão beneficiados com as mudanças. Aqueles que já tiverem nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão mais enviar documentação comprobatória.
Conforme a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Sousa, o Encceja é uma ótima oportunidade para pessoas que não concluíram a educação básica na idade adequada.
“Neste ano, as novidades das ações inclusivas, como cartão-resposta ampliado, avaliação diferenciada das provas dos autistas, aproveitamento dos laudos do ano passado e do uso do nome social, pela Receita Federal, são ações que promovem a inclusão e diminuem a burocracia para os candidatos, favorecendo assim a participação de mais pessoas”, enfatizou Celestina Maria de Sousa.
Inscrições
O período de inscrições para o Encceja 2023 será de 22 de maio a 2 de junho. Para participar do exame, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos para pleitear a certificação do ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o ensino médio.
Os participantes que se inscreveram em 2022, mas não compareceram às provas, poderão justificar a ausência no exame de 3 a 14 de abril. A justificativa é obrigatória para que se inscrevam gratuitamente na edição de 2023. Quem não justificar sua ausência no Encceja 2022 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.
Cronograma
Justificativa de ausência – de 3 a 14 de abril; inscrição – de 22 de maio a 2 de junho; Atendimento especializado e Tratamento pelo nome social – de 22 de maio a 2 de junho; Aplicação das provas – 27 de agosto.
Ascom
-
Esportes3 dias atrás
Recordes de Transferências: Quem são os jogadores mais caros da história?
-
Esportes6 dias atrás
Stephen Curry garante o pódio dos bilionários da NBA após renovação de contrato
-
Econômia6 dias atrás
Veja como será o funcionamento dos bancos e da Bolsa nos feriados de 15 e 20 de novembro
-
Tocantins7 dias atrás
OAB-TO cobra do governo pagamento de gratificação de 50% aos analistas técnico-jurídicos
-
Tocantins7 dias atrás
Com R$ 26,8 milhões a receber, cooperativa de anestesistas só fará serviços de urgência e emergência se não houver repasse; Sesau garante cumprimento de acordo firmado
-
Araguaína2 dias atrás
Eleição do CCABA acontece dia 8 de dezembro chapa 1 apresenta propostas e querem dar continuidade ao trabalho da atual presidente
-
Esportes6 dias atrás
Brasil só empata com Venezuela pelas Eliminatórias da Copa; veja os gols
-
Esportes6 dias atrás
Zidane garantiu uma fortuna de 120 milhões de dólares mesmo fora dos gramados; entenda