Tocantins
Defensoria cobra assistência de Centenário a famílias impactadas por incêndio; município se compromete a garantir água potável
A Defensoria Pública (DPE) esteve na região do Cedro, zona rural de Centenário, para verificar a situação após a situação de queimada descontrolada. Um incêndio de grandes proporções no dia 28 de agosto impactou 21 famílias. O órgão prestou orientação e atendimento às vítimas, o que culminou em um pedido à prefeitura para a tomada de providências imediatas. A agenda do defensor Dianslei Gonçalves Santana e dos servidores Stefan Cavalcante Coutinho e Adriana Araujo Neves Pereira constaram uma morosidade na reparação da dignidade dessas famílias atingidas.
Casa consumida pelo fogo (Foto: Stefan Cavalcante/DPE)
SITUAÇÃO PRECÁRIA
Conforme a comissão emergencial criada por meio da Portaria Municipal, há limitações de atuação para o período eleitoral, assim como a Lei de Licitação que impediria que medidas sejam tomadas sem planejamento. “A gente entende as ponderações apresentadas, mas considerando que fogo atingiu as famílias no dia 28 de agosto e até o momento as famílias sequer têm água para beber, casa para morar, os animais estão passando fome, a plantação e o pasto foram totalmente perdidos, a complementação de renda das famílias está totalmente comprometida, não sobra dignidade para tais famílias”, aponta.
FALTA DE ÁGUA POTÁVEL
Uma das assistidas visitadas pela equipe da Defensoria contou que sua casa não foi queimada pelo fogo, mas necessita de água potável, bem como alimento e ração para os animais, já que todo o pasto foi consumido pelo fogo. Na ocasião, ela contou que teme pela vida dos animais e que chegou a comprar um saco de ração, mas que não tem mais dinheiro para novas compras. Outra família visitada apresentava sinais de diarreia, o que pode estar relacionado à má qualidade da água que estão consumindo.
PROVIDÊNCIAS
Durante reunião com a Defensoria, o município comprometeu-se, por meio da comissão, a fornecer água potável por meio de caminhão-pipa, sendo que em caso de necessidade, comprometeu-se a fornecer água mineral para as famílias até que o poço artesiano seja implementado no local. Além da água potável, a órgão orientou sobre a necessidade de fornecimento de cesta básica; moradia para as famílias que tiveram suas residências consumidas pelo fogo; kit saúde e de higiene bucal; viveiros de plantas; auxílio financeiro emergencial; atendimento médico e psicológico no local; inclusão das famílias atingidas em todos os programas sociais existentes; entre outras ações.
The post Defensoria cobra assistência de Centenário a famílias impactadas por incêndio; município se compromete a garantir água potável appeared first on Cleber Toledo – Portal CT.
-
Esportes3 dias atrás
Recordes de Transferências: Quem são os jogadores mais caros da história?
-
Econômia6 dias atrás
Veja como será o funcionamento dos bancos e da Bolsa nos feriados de 15 e 20 de novembro
-
Esportes6 dias atrás
Stephen Curry garante o pódio dos bilionários da NBA após renovação de contrato
-
Araguaína3 dias atrás
Eleição do CCABA acontece dia 8 de dezembro chapa 1 apresenta propostas e querem dar continuidade ao trabalho da atual presidente
-
Esportes6 dias atrás
Zidane garantiu uma fortuna de 120 milhões de dólares mesmo fora dos gramados; entenda
-
Esportes6 dias atrás
Brasil só empata com Venezuela pelas Eliminatórias da Copa; veja os gols
-
Esportes6 dias atrás
Sábado é dia de NBA! Confira a programação completa
-
Tocantins5 dias atrás
Prefeito Ronivon Maciel recebe do presidente do BRB sinalização de patrocínio para revitalização do Centro Histórico de Porto Nacional