Brasil
Brasil termina julho sem aumento na média móvel de mortes por covid-19
Após o primeiro semestre com frequentes altas – e picos de mais de 3 100 óbitos na média móvel de óbitos por Covid-19 –, o Brasil termina julho sem aumento no índice durante o mês e apresenta, neste sábado, 31, os números mais baixos desde janeiro.
No levantamento feito por VEJA, o país registrou média de 988,9 vítimas fatais, com índice de 17,33% de variação em comparação aos números registrados em 17 de julho. A avaliação é feita por infectologistas, que fixam variação de 15% como ponto de inflexão para que se altere a tendência da pandemia: abaixo disso, é considerada a estabilidade. Ao alcançar este patamar, com a média móvel abaixo de mil vítimas fatais por dia, o país mostra que o avanço na campanha de vacinação enfraquece a potência letal do vírus.
Na média móvel de casos, o cenário no Brasil também é de estabilidade. Com índice de 35 331,6 neste sábado, 31, a variação é de -9,55% no comparativo com duas semanas atrás.
O cálculo da média móvel feito por VEJA consiste em somar todos os registros dos últimos sete dias e dividir o total por sete. Assim, é possível ter uma visão ampla do atual momento da pandemia (confira os gráficos no final da matéria).
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 37 582 novos diagnósticos positivos e 910 novos óbitos por Covid-19. Em toda a pandemia, são 19 917 855 contaminados pelo vírus e 556 370 vítimas fatais em todo o território nacional.
Os gráficos abaixo mostram a evolução diária da média móvel no Brasil, nas cinco regiões geográficas, nos 26 estados da Federação (mais o Distrito Federal) e nas 27 capitais do país.
Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 no Brasil, nas cinco regiões do país e em todos os Estados:
Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 nas 27 capitais brasileiras, separadas em suas regiões*:
VEJA
-
Esportes3 dias atrás
Recordes de Transferências: Quem são os jogadores mais caros da história?
-
Econômia6 dias atrás
Veja como será o funcionamento dos bancos e da Bolsa nos feriados de 15 e 20 de novembro
-
Esportes6 dias atrás
Stephen Curry garante o pódio dos bilionários da NBA após renovação de contrato
-
Tocantins7 dias atrás
OAB-TO cobra do governo pagamento de gratificação de 50% aos analistas técnico-jurídicos
-
Tocantins7 dias atrás
Com R$ 26,8 milhões a receber, cooperativa de anestesistas só fará serviços de urgência e emergência se não houver repasse; Sesau garante cumprimento de acordo firmado
-
Esportes6 dias atrás
Brasil só empata com Venezuela pelas Eliminatórias da Copa; veja os gols
-
Esportes6 dias atrás
Zidane garantiu uma fortuna de 120 milhões de dólares mesmo fora dos gramados; entenda
-
Tocantins7 dias atrás
Núcleos da Defensoria se colocam contra lei do Estado sobre direito à opção pela cesárea por entender que texto fere portaria do MS