Araguaína
Atendimentos da UBS Alto Bonito são remanejados para a Vila Aliança para reestruturação e modernização da unidade
Dando sequência ao cronograma de reestruturação e modernização das UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Araguaína, a partir da próxima segunda-feira, 4 de dezembro, os atendimentos da UBS do Setor Alto Bonito (José de Souza Rezende), serão remanejados para a UBS da Vila Aliança (Dr. Francisco).
Além do Setor Alto Bonito, a UBS é referência também para parte dos moradores dos setores Carajás, Jardim Paulista, Eldorado, Vila Bragantina, Parque Bom Viver, Itaipu, Palmas, Santa Terezinha, Santa Luzia, Residencial Camargo, Tiúba, Céu Azul, Vila Nova, Vitória e Cazarotto.
Juntos, os setores somam uma população de 20 mil pacientes assistidos por quatro equipes de Saúde da Família (cada uma composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário de Saúde) e duas equipes de Saúde Bucal (compostas por cirurgião dentista e técnico em Saúde Bucal).
Os serviços ofertados na unidade são consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, prevenção do câncer de colo do útero (PCCU), teste do pezinho, imunização, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização e administração de medicamentos.
“Os servidores também serão remanejados para aumentar a capacidade de atendimento da unidade que acolherá a esses pacientes, garantindo o acesso a todos os moradores”, afirmou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Cordeiro.
Melhorias na UBS José de Souza Rezende
Com investimento de R$ 1,1 milhão, oriundos do Tesouro Municipal, de emendas parlamentares do deputado federal Tiago Dimas e da Câmara Municipal de Vereadores, as obras contemplarão a reforma e ampliação da UBS em 227 m² e têm prazo previsto de execução para 10 meses.
A unidade passará por troca e impermeabilização do telhado, troca do forro de gesso, troca de portas, pintura geral, troca do sistema elétrico, adequação do sistema de climatização, instalações hidráulicas sanitárias e pluviais. Esquadrias deterioradas, como portas e janelas, também devem ser trocadas quando necessário.
Será feita ainda a modernização do sistema de informática da unidade e todos os consultórios terão pontos de internet para computadores e impressoras. Na área externa, as melhorias vão desde a troca do portão de acesso, plantio de grama e implantação de passeios interno e externo.
Atendimento melhor para todos
Nos últimos dois anos, a gestão municipal já entregou oito unidades básicas de saúde, sendo três novas e cinco reestruturadas e ampliadas.
Estão em andamento a construção da base do SAMU e UBS Araguaína Sul 2, a reestruturação das UBS JK, Couto Magalhães, Nova Araguaína, da sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Vigilância Sanitária.
O projeto de ampliação de outras quatro UBS já está habilitado no Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob) do Ministério da Saúde, aguardando a captação de recursos. São elas: Palmeiras do Norte, Costa Esmeralda (Dr. Dantas), Cimba (Manoel Maria Dias de Brito) e Maracanã (Dr. Raimundo Gomes Marinho).
(Por Mara Santos | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)
-
Esportes3 dias atrás
Recordes de Transferências: Quem são os jogadores mais caros da história?
-
Econômia6 dias atrás
Veja como será o funcionamento dos bancos e da Bolsa nos feriados de 15 e 20 de novembro
-
Esportes6 dias atrás
Stephen Curry garante o pódio dos bilionários da NBA após renovação de contrato
-
Tocantins7 dias atrás
OAB-TO cobra do governo pagamento de gratificação de 50% aos analistas técnico-jurídicos
-
Tocantins7 dias atrás
Com R$ 26,8 milhões a receber, cooperativa de anestesistas só fará serviços de urgência e emergência se não houver repasse; Sesau garante cumprimento de acordo firmado
-
Esportes6 dias atrás
Brasil só empata com Venezuela pelas Eliminatórias da Copa; veja os gols
-
Esportes6 dias atrás
Zidane garantiu uma fortuna de 120 milhões de dólares mesmo fora dos gramados; entenda
-
Tocantins7 dias atrás
Núcleos da Defensoria se colocam contra lei do Estado sobre direito à opção pela cesárea por entender que texto fere portaria do MS