Araguaína
Ações pelo Dia da Árvore marcam início da execução do Plano de Arborização Municipal no Parque Cimba
Duas ações de educação ambiental marcaram as comemorações pelo Dia da Árvore em Araguaína. Equipes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e parceiros realizaram o plantio assistido de 70 mudas de espécies nativas no Parque Cimba, dando início à execução da etapa local do Plano de Arborização Municipal, que deve plantar 300 árvores até o final deste ano. As ações contaram com a participação de jovens e adultos de todas as idades em um bate-papo com servidores municipais para o esclarecimento de dúvidas.
Na quarta-feira, dia 20, estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Sancha Ferreira e colaboradores da BRK participaram do plantio de 30 mudas. Na quinta-feira, 21, foi a vez da participação das cooperativas de taxistas, mototaxistas e da empresa Midix.
Frequentadores do parque também participaram da ação e aprovaram a notícia do plantio de mais árvores. “Sempre trazemos nosso filho para brincar aqui no final do dia, quando a temperatura está mais amena. Com o crescimento dessas árvores, quando houver mais sombra, poderemos aproveitar por mais tempo”, afirmou o médico Jônatas Marques, que passeava com a esposa Laylla e o filho João.
Importância das parcerias
“É importante que a comunidade compareça e participe dessas ações tão importantes que vêm de encontro aos objetivos traçados pelo Plano de Arborização da cidade: trazer mais conforto térmico, sustentabilidade e consciência ambiental”, ressaltou o secretário, Joaquim Quinta Neto.
“A cooperativa tem a meta de participar, pelo menos uma vez ao ano, de ações que contribuam com a comunidade. Fomos convidados pela Prefeitura e viemos ajudar nesse plantio de árvores. Futuramente, elas proporcionarão uma sombra que servirá para todos”, comentou o mototaxista Wellington João
Plano de Arborização
O Plano de Arborização Urbana de Araguaína está disponível no site da Prefeitura, na aba https://araguaina.to.gov.br/cidadao. Nele estão especificadas as diretrizes, informações sobre o manejo e técnicas para que o plantio das árvores possa adequar-se de forma segura às ruas, calçadas, estacionamentos, praças e demais áreas de Araguaína, diminuindo os riscos aos serviços de iluminação pública, água, asfalto e esgoto.
“Com o Plano de Arborização já publicado, vamos conseguir implementar as ações, no sentido de cooperação entre a sociedade e a Prefeitura. Nele, a comunidade encontrará orientações sobre como plantar, quais tipos de plantas, onde obter sementes ou mudas. Com o envolvimento de todos, vamos proporcionar espaços públicos que tenham arborização que amenize os efeitos da mudança climática e o aquecimento que estamos vivendo”, explicou o engenheiro ambiental e analista da secretaria, André Costa.
(Por Mara Santos | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)
-
Esportes3 dias atrás
Recordes de Transferências: Quem são os jogadores mais caros da história?
-
Econômia6 dias atrás
Veja como será o funcionamento dos bancos e da Bolsa nos feriados de 15 e 20 de novembro
-
Esportes6 dias atrás
Stephen Curry garante o pódio dos bilionários da NBA após renovação de contrato
-
Tocantins7 dias atrás
OAB-TO cobra do governo pagamento de gratificação de 50% aos analistas técnico-jurídicos
-
Tocantins7 dias atrás
Com R$ 26,8 milhões a receber, cooperativa de anestesistas só fará serviços de urgência e emergência se não houver repasse; Sesau garante cumprimento de acordo firmado
-
Esportes6 dias atrás
Brasil só empata com Venezuela pelas Eliminatórias da Copa; veja os gols
-
Esportes6 dias atrás
Zidane garantiu uma fortuna de 120 milhões de dólares mesmo fora dos gramados; entenda
-
Tocantins7 dias atrás
Núcleos da Defensoria se colocam contra lei do Estado sobre direito à opção pela cesárea por entender que texto fere portaria do MS