Destaques
Valderez prestigia lançamento do projeto Foco no Fogo 2022 no Palácio Araguaia
Na manhã desta segunda-feira (16), a deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos) participou do lançamento do projeto Foco no Fogo 2022, realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na ala norte do Palácio Araguaia.
Durante o evento, o Governador Wanderlei Barbosa assinou o Termo de Cooperação Técnica para conjugação mútua de esforços na execução do projeto Foco no Fogo 2022, entre o Governo do Estado, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e outras 32 instituições parceiras que compõem o Comitê do Fogo.
Segundo o Governo do Estado, o projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares e incêndios florestais tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde da população, nas propriedades rurais do Tocantins.
Para a deputada, o projeto Foco no Fogo é mais uma ação de educação ambiental assertiva desenvolvida pelo Governo do Estado e instituições parceiras com o objetivo de preservar o meio ambiente. “Esse projeto, em especial, está atuando de forma mais efetiva já que vai de encontro até as propriedades identificadas nas regiões responsáveis pela maior queima dos últimos três anos. Esse é um trabalho que requer muito esforço por parte das equipes e merece nosso reconhecimento e apoio”, declarou Valderez.
Cronograma das ações
Nesta primeira semana, as equipes do Foco no Fogo vão percorrer as propriedades localizadas na zona rural de Palmas, no dia 16, Monte do Carmo, no dia 17, Brejinho de Nazaré, no dia 18, Paraíso do Tocantins, no dia 19, e Porto Nacional no dia 20.
Termo de cooperação
Na ocasião, foi realizada a assinatura de Termo de Cooperação Técnica para conjugação mútua de esforços na execução do projeto Foco no Fogo 2022, entre a Semarh, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S.A. (Energisa) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).
Projeto
O projeto Foco no Fogo nasceu em 2020, trazendo uma nova roupagem para uma ação que já era realizada no estado chamada de Dia D de combate às queimadas. Realizado pela Semarh, com adesão fundamental das 32 instituições que compõem o Comitê do Fogo, o projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares e incêndios florestais tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população.
Com envolvimento de todos os parceiros, a ação de educação ambiental traz impacto ao percorrer os municípios que registraram maiores focos de queimadas no ano anterior levando informações e orientações aos moradores, especialmente da zona rural. Em 2021, o projeto já alcançou 12 mil pessoas nos 33 municípios visitados.
Presenças
Participaram do lançamento, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; a desembargadora Ângela Prudente, o Procurador de Justiça, Dr. José Maria da Silva Júnior; a Secretária Estadual da SEMARH, Miyuki Hyashida; o Secretário de Governo Jairo Mariano, o presidente do Naturatins, Renato Jaime; o presidente da FAET/SENAR, Paulo Carneiro; o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, o Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Júlio Manoel da Silva Neto, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Farias; o tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental (PMA), Ednilson Paulino Queiroz e outras autoridades.
-
Esportes3 dias atrás
Recordes de Transferências: Quem são os jogadores mais caros da história?
-
Esportes6 dias atrás
Stephen Curry garante o pódio dos bilionários da NBA após renovação de contrato
-
Econômia6 dias atrás
Veja como será o funcionamento dos bancos e da Bolsa nos feriados de 15 e 20 de novembro
-
Araguaína3 dias atrás
Eleição do CCABA acontece dia 8 de dezembro chapa 1 apresenta propostas e querem dar continuidade ao trabalho da atual presidente
-
Tocantins7 dias atrás
OAB-TO cobra do governo pagamento de gratificação de 50% aos analistas técnico-jurídicos
-
Esportes6 dias atrás
Zidane garantiu uma fortuna de 120 milhões de dólares mesmo fora dos gramados; entenda
-
Tocantins7 dias atrás
Com R$ 26,8 milhões a receber, cooperativa de anestesistas só fará serviços de urgência e emergência se não houver repasse; Sesau garante cumprimento de acordo firmado
-
Esportes6 dias atrás
Brasil só empata com Venezuela pelas Eliminatórias da Copa; veja os gols