quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Tocantins

Em Araguaína comissão é criada para planejar melhorias nos cemitérios da cidade

Publicado em

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, assinou na última semana o Decreto Municipal que prevê a criação de uma comissão para realizar um estudo técnico e avaliar a atual capacidade dos cemitérios da cidade, além da possibilidade de expansão ou regularização dos já existentes. A Comissão de Estudo Cemiterial é composta por representantes da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Funamc (Fundação de Atividade Municipal Comunitária), Procuradoria Geral do Município, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Secretaria do
Planejamento e por parlamentares da Câmara Municipal de Araguaína, indicados pela Casa Legislativa.

“A criação dessa comissão pretende resolver um problema antigo de Araguaína, que é a falta de capacidade no Cemitério Municipal. Com o estudo técnico adequado, o Município vai poder tomar as providências necessárias, como uma possível ampliação, criação de um novo cemitério e a regularização de algumas áreas já existentes em Araguaína”, explicou o presidente da comissão e secretário da Assistência Social, José da Guia.

De acordo com o decreto, a comissão terá um prazo de 45 dias para apresentar um plano operacional e estudo técnico com a atual capacidade dos cemitérios e e a possibilidade de expansão e regularização dos já existentes, considerando aspectos como os impactos ambientais e socioeconômicos, a legislação vigente e outras abordagens que se apresentarem necessárias.

Assistência Social
Atualmente a Prefeitura de Araguaína oferece por meio da Funamc um serviço de assistência funeral gratuita para as pessoas em estado de vulnerabilidade social com base na Lei Complementar nº 043/16. Dessa forma, as famílias carentes do Município podem optar pela cremação ou sepultamento no cemitério particular, Jardim das Paineiras, caso não haja vaga disponível no Cemitério Municipal.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também