Destaques
Em roda de conversa sobre Outubro Rosa, Valderez reforça importância do apoio e prevenção
Dentro da programação do Outubro Rosa, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou, na tarde desta segunda-feira, 25, uma Roda de Conversa sobre o Câncer de Mama. Mediado pela deputada estadual e Presidente da Comissão de Saúde, Valderez Castelo Branco, deputada estadual Amália Santana e a primeira dama da Aleto, Vírginia Andrade, o evento reuniu também médicos, instituições de combate à doença e dezenas de servidores da Casa.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), para o Brasil, foram estimados mais 66 mil casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Já o câncer do colo do útero é o quarto mais comum entre as mulheres, com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo.
A doença não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco, pois cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Porém há outros fatores que aumentam o risco da doença, como fator genético, obesidade e sobrepeso, inatividade física, consumo excessivo de bebida alcoólica, entre outros.
A jornalista Josiane Mendes deu um relato sobre seu tratamento, como forma de motivar outras pessoas. Ela afirmou que, mesmo não sendo do grupo de risco, uma boa alimentação e a prática esportiva foram essenciais para a descoberta precoce do câncer. “Naquele momento de aceitação do diagnóstico falei ‘o que adiantou me cuidar a vida inteira?’ Então, meu primeiro oncologista me disse: ‘adiantou tudo, porque foi esse seu cuidado que garantiu que você tivesse um diagnóstico tão precoce’”, disse Josiane que, ao final da sua fala explanou: “Eu venci o câncer”.
Ao usar a palavra, Valderez parabenizou a realização do evento, que foi marcado por depoimentos e informações a respeito da doença e as diversas formas de prevenção. “Sinto-me honrada em estar aqui, participando com todas. Precisamos reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Coloco-me à disposição para continuar lutando pela saúde das nossas mulheres. Vamos informar e conscientizar a população feminina tocantinense, combater o medo e a timidez que, muitas vezes, impedem que possam buscar ajuda e agir”, declarou.
Participaram da roda de conversa também a Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Mônica Luzia Marques; a Coordenadora do Instituto de Prevenção do Hospitalar de Amor Sandra Voltan Ruza; a Médica Radiologista Dra. Alessandra Maia Cavalcante; a Médica Oncologista Fabiana Rocha Britto; e a Diretora de Saúde da Assembleia Legislativa, Geilza Vasconcelos.
-
Esportes3 dias atrás
Recordes de Transferências: Quem são os jogadores mais caros da história?
-
Econômia6 dias atrás
Veja como será o funcionamento dos bancos e da Bolsa nos feriados de 15 e 20 de novembro
-
Esportes6 dias atrás
Stephen Curry garante o pódio dos bilionários da NBA após renovação de contrato
-
Araguaína3 dias atrás
Eleição do CCABA acontece dia 8 de dezembro chapa 1 apresenta propostas e querem dar continuidade ao trabalho da atual presidente
-
Tocantins7 dias atrás
Com R$ 26,8 milhões a receber, cooperativa de anestesistas só fará serviços de urgência e emergência se não houver repasse; Sesau garante cumprimento de acordo firmado
-
Tocantins7 dias atrás
OAB-TO cobra do governo pagamento de gratificação de 50% aos analistas técnico-jurídicos
-
Esportes6 dias atrás
Zidane garantiu uma fortuna de 120 milhões de dólares mesmo fora dos gramados; entenda
-
Esportes6 dias atrás
Brasil só empata com Venezuela pelas Eliminatórias da Copa; veja os gols