sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Tocantins

MPE recomenda que Miracema revogue em 60 dias lei que não prevê manutenção de áreas de preservação nas margens do lago

Publicado em

mpe-recomenda-que-miracema-revogue-em-60-dias-lei-que-nao-preve-manutencao-de-areas-de-preservacao-nas-margens-do-lago

O Ministério Público Estadual (MPE) encaminhou na terça-feira, 18, recomendação à prefeita de Miracema do Tocantins, Camila Fernandes (Republicanos), para pedir a revogação da Lei 649 de 2021, que transformou o entorno do lago da usina hidrelétrica em Zona Especial de Ocupação Moderada (ZOM), sem estabelecer que uma faixa de terra à margem do reservatório deve ser destinada à manutenção de Área de Preservação Permanente (APP).

INCONSTITUCIONAL

A recomendação considera que a lei municipal contraria a Constituição Federal, a Constituição do Estado do Tocantins, no que se refere às diretrizes gerais de proteção dos recursos naturais; e o Código Florestal, que considera como APPs as faixas de terra localizadas nas margens de qualquer curso perene de água. Nas APPs, é proibida a supressão da vegetação nativa. Além disso, o Ministério Público avalia que a legislação é incompatível com o Plano Diretor, no que se refere à manutenção de APPs e de Zonas Especiais de Proteção Ambiental (Zepams).

ENTENDA

Com a lei municipal de 2021, a área do entorno do lago passou a ser considerada parte da macrozona urbana do município, podendo ser parcelada e loteada em chácaras, sem que conste a obrigação de manutenção da área ambiental. 

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

A recomendação foi emitida pela Procuradoria-Geral de Justiça, como parte de um procedimento administrativo de controle de constitucionalidade, no qual foi colhida uma série de informações referentes à Lei. A orientação da PGJ é que a lei municipal seja revogada no prazo de 60 dias, com a publicação do ato de revogação no Diário Oficial de Miracema do Tocantins. O não acatamento dos termos da recomendação pode implicar na adoção de medidas judiciais por parte do MPTO.

The post MPE recomenda que Miracema revogue em 60 dias lei que não prevê manutenção de áreas de preservação nas margens do lago appeared first on Cleber Toledo – Portal CT.

Veja Também